O Município de Gaspar vê-se na luta contra a pandemia do novo CORONAVÍRUS, que constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional, o mais alto nível de alerta da Organização Mundial de Saúde, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional.
A pandemia da COVID-19 mudou drasticamente o planejamento e a forma como cada instituição ou indivíduo se comporta. As dinâmicas socioeconômicas sofreram alterações e a pandemia representa um enorme risco à saúde no mundo inteiro.
O distanciamento social, recomendado pelas autoridades em saúde, é a principal arma para o enfrentamento do contágio pelo vírus, pois não há vacina para a doença. Evitando assim, o colapso do serviço público de saúde.
“É fundamental pensar na proteção dos profissionais, que desempenham serviço essencial na linha de frente em proteção e atendimento direto à população. Nesse sentido, o serviço público não pode ser negligenciado.” Afirma o presidente.
Ademais, são esses servidores que cuidarão para que as medidas de isolamento social, proposto pela Administração Pública, tenham efeito prático. Pois, são eles que irão atender e cuidar dos cidadãos doentes ou suspeitos de contaminação. Com observância, inclusive, àqueles que são vítimas da crise socioeconômica em virtude da pandemia.
Como exposto, considerando a importância da união de esforços entre a sociedade civil e o poder público no enfrentamento da pandemia, identificamos sete (07) medidas que, ao nosso sentir, são fundamentais para o serviço público no município de Gaspar.
Para ler as medidas propostas, acesse:
https://drive.google.com/file/d/13krB4P4D8gFTKf9cX6Nj0eHhMJZcF69i/view?usp=sharing