(47) 3332-6764
(47) 99657-3471
adm@sintraspug.com.br

PROJETO DE SERVIDORA GASPARENSE COLOCA O MÚNICÍPIO DE GASPAR COMO DESTAQUE NACIONAL NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO CORONAVIRUS.

PROJETO DE SERVIDORA GASPARENSE COLOCA O MÚNICÍPIO DE GASPAR COMO DESTAQUE NACIONAL NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DO CORONAVIRUS.

Práticas complementares e integrativas em saúde gradativamente se tornaram uma realidade na rede de atenção à saúde pública em todo o país. O seu uso no Sistema Único de Saúde (SUS) faz jus a reflexão, especialmente quando se investiga o sentido de sua adoção no Brasil, uma sociedade complexa que tem incorporado expedientes tecnológicos cada vez mais sofisticados e custosos.

Esse avanço pode ser depreendido como expressão de um movimento que se identifica com novos modos de aprender e praticar a saúde, uma vez que as práticas integrativas se caracterizam pela interdisciplinaridade e por linguagens particulares, próprias, que se contrapõem à visão altamente tecnológica de saúde que impera na sociedade de mercado, dominada por convênios de saúde cujo objetivo essencial é gerar lucro e fragmentar o tratamento do paciente em especialidades que não dão conta da totalidade do ser humano em busca de remédio para suas enfermidades.

O Município de Gaspar ganhou visibilidade nacional ao implantar o projeto elaborado pela Servidora Efetiva do Município JEANNE ALESSANDRA SANTANA intitulado “PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO APOIO À SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ATUANTES NO COMBATE À PANDEMIA”.

O projeto criado e idealizado pela servidora na Secretaria de Saúde foi pensado como uma forma de desenvolver estratégias e políticas públicas que promovam a melhoria da saúde dos profissionais atuantes no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Em conversa com o Presidente do SINTRASPUG Jeferson Debus, a servidora Jeanne Alessandra Santana explicou que:

No período de 07/04 a 25/09/2020 já foram realizadas 262 sessões de Terapia de Floral de Bach, 148 sessões de Auriculoterapia, 116 sessões de Reiki, 22 sessões de Acupuntura e 4 sessões de Constelação Familiar; Os atendimentos foram realizados na Policlínica Dr. Valmor Beduschi, sendo importante relatar que estes serviços ainda não foram amplamente divulgados e todos os atendimentos foram por livre demanda e opção do profissional; Todos os profissionais atendidos relataram melhora principalmente nos processos emocionais, de dor e ansiedade após a realização das sessões; Os resultados qualitativos estão sendo aplicados após o profissional atendido completar 5 sessões através do preenchimento da fichas de avaliação previamente aprovada”.

Foto ilustrativa

Embora o projeto ainda esteja em início de implantação o SINTRASPUG entende que a prática deve ser fortalecida e ampliada para atendimento de todos os servidores que tiverem interesse.

O SINTRASPUG parabeniza a servidora pela iniciativa e pela dedicação, colaborando para que os servidores que estão atuando na linha de frente da saúde pública possam ter um apoio à sua saúde mental.

Ações como essa demonstram o comprometimento dos servidores públicos no enfrentamento e superação dessa crise, sendo justa a valorização e o reconhecimento dos esforços desprendidos nesse momento.

Quem ganha com ações como essa é o serviço público e principalmente o cidadão gasparense usuário final do Sistema Único de Saúde”, afirma o Presidente do SINTRASPUG Jeferson Debus.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO APOIO À SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE ATUANTES NO COMBATE À PANDEMIA

Acesse o link no portal do Ministério da Saúde: PRÁTICAS INTEGRATIVAS