Variação do valor da Cesta Básica de Alimentos em Florianópolis no exercício de 2022.

Cesta Básica de Alimentos

Segundo levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE em 2022 o valor da cesta básica de alimentos fechou o ano custando em Florianópolis R$ 769,19 (setecentos e sessenta e nove reais e dezenove centavos), que representa uma alta de 11,55% (onze inteiros e cinquenta e cinco centésimos por cento) no ano.

Um trabalhador que recebe um salário-mínimo mensal em dezembro, gastou 68,61% (sessenta e oito inteiros e sessenta e um centésimos por cento) da sua remuneração para adquirir os produtos da cesta básica de alimentos.

Isso significa que ele precisou dedicar 139h37min (cento e trinta e nove horas e trinta e sete minutos) de trabalho para adquirir estes produtos.

Ou seja, restou 31,39% (trinta e um inteiros e trinta e nove centésimos por cento) do seu salário para os demais gastos do lar, tais como: moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer etc.

Acompanhe a variação apresentada durante o ano de 2022 na tabela abaixo:

Variação do valor da cesta básica de alimentos em Florianópolis/SC

Com base nos dados apresentados é importante destacar o comportamento do valor da cesta básica de alimentos em Florianópolis, a qual é destacada no gráfico a seguir:

Como se pode observar o primeiro quadrimestre é marcado por forte alta, havendo ligeira queda no segundo quadrimestre, seguido de alta no último quadrimestre e fechando o ano com pequena queda, redução muito inferior a alta acumulada no ano.

Isso impacta diretamente no poder de compra dos trabalhadores.

O objetivo de trazer essas informações é subsidiar uma reflexão sobre a importância de conseguir negociar aumento real no momento da reposição da inflação, para fazer frente a essas oscilações nos preços que são inevitáveis, imprevisíveis ou previsíveis, porém de consequências incalculáveis no momento da reposição.

Salário-Mínimo Necessário

A Constituição de 1988, define o salário-mínimo como aquele fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo. (art. 7, IV da CF/88).

Considerando o disposto na Constituição, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE realiza um levantamento de quanto deveria ser o salário-mínimo necessário.

Esse levantamento é realizado mensalmente e considera o preceito constitucional de que o salário-mínimo deve atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família e cujo valor é único para todo o país.

Em dezembro de 2022 o salário-mínimo necessário deveria ser de R$ R$ 6.647,63 (seis mil, seiscentos e quarenta e sete reais e sessenta e três centavos) e não de R$ 1.212,00 (mil duzentos e doze reais) que era o salário-mínimo nominal ou vigente em dezembro de 2022.

Acompanhe a variação apresentada durante o ano de 2022 na tabela abaixo:

Para mais informações acesse o levantamento completo Clicando Aqui. (https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/analiseCestaBasica202212.html)