Variação do valor da Cesta Básica de Alimentos em Florianópolis no 1º semestre de 2023.

O SINTRASPUG acompanha vários índices e informações que são determinantes no momento da formação de proposta e negociação da data-base, nesse texto você encontrará alguns conceitos e informações relevantes para essa ação:

Cesta Básica de Alimentos

Segundo levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE o valor da cesta básica de alimentos fechou o primeiro semestre de 2023 (junho/2023) custando em Florianópolis R$ 771,54 (setecentos e setenta e um reais e cinquenta e quatro centavos), que representa uma alta de 0,40% (quarenta centésimos por cento) no ano.

Um trabalhador que recebe um salário-mínimo mensal no mês de junho, gastou 63,19% (sessenta e três inteiros e dezenove centésimos por cento) da sua remuneração para adquirir os produtos da cesta básica de alimentos.

Isso significa que ele precisou dedicar 128h35min (cento e vinte e oito horas e trinta e cinco minutos) de trabalho para adquirir estes produtos.

Ou seja, restou 36,81% (trinta e seis inteiros e oitenta e um centésimos por cento) do seu salário para os demais gastos do lar, tais como: moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer etc.

Acompanhe a variação do 1º semestre de 2023 no gráfico abaixo:

Abaixo segue tabela com os números do 1º semestre da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos:

Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos

A Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (PNCBA – DIEESE) é um levantamento contínuo dos preços de um conjunto de produtos alimentícios considerados essenciais. A PNCBA foi implantada em São Paulo em 1959, a partir dos preços coletados para o cálculo do Índice de Custo de Vida (ICV) e, ao longo dos anos, foi ampliada para outras capitais. Hoje, é realizada em 17 Unidades da Federação e permite a comparação de custos dos principais alimentos básicos consumidos pelos brasileiros.

Os itens básicos pesquisados foram definidos pelo Decreto Lei n.º 399, de 30 de abril de 1938, que regulamentou o salário-mínimo no Brasil e está vigente até os dias atuais. O Decreto determinou que a cesta de alimentos fosse composta por 13 produtos alimentícios em quantidades suficientes para garantir, durante um mês, o sustento e bem-estar de um trabalhador em idade adulta. Os bens e quantidades estipuladas foram diferenciados por região, conforme os hábitos alimentares locais.

Conforme o dispositivo legal citado, para nossa região são pesquisados os seguintes produtos e quantidades mensais:

O banco de dados da PNCBA-DIEESE apresenta os preços médios, o valor do conjunto dos produtos e a jornada de trabalho que um trabalhador precisa cumprir, em todas as capitais, para adquirir a cesta. Para saber mais acesse AQUI

Variação do INPC no 1º semestre de 2023

Antes de apresentar os dados verificados no primeiro quadrimestre é importante esclarecer o que é INPC.

A sigla INPC significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor, é um índice calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que busca identificar a variação do custo de vida no Brasil.

Esse índice é calculado a partir de levantamento de preços de vários produtos e serviços divididos em grupos e subgrupos, levando em consideração o padrão de consumo de famílias com rendimento mensal de 1 a 5 salários-mínimos, sendo a pessoa de referência assalariada em sua ocupação principal, residentes nas regiões urbanas das 13 áreas de abrangência, cujos preços são coletados no mês civil.

O INPC tem por objetivo indicar a variação de rendimento que se faz necessária para que seja mantido o padrão de vida das famílias brasileiras que recebem de 1 a 5 salários-mínimos.

Para mais informações acesse AQUI

Segue abaixo a variação desse índice no 1º semestre de 2023:

Como se pode observar, o índice geral é composto por 9 grupos que se dividem em vários subgrupos, a título de curiosidade, abaixo está o peso mensal de cada grupo na composição do índice geral no 1º semestre de 2023:

Nosso objetivo é compartilhar essas informações com os servidores e a sociedade, incentivando novos estudos e reflexões sobre o custo de vida e o valor da alimentação básica no país e em nossa região.